Você sabia que no dia 29 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Petróleo? Pois é, o combustível fóssil mais importante do planeta tem um dia só dele no calendário anual.
Mas também pudera: conhecido popularmente como “ouro negro”, o recurso é um dos maiores responsáveis pelo mundo ser como o conhecemos hoje. Por isso, como forma de celebrar esse material tão importante, que tal aprender a seguir um pouco mais sobre ele com a gente?
Falar da história do petróleo é, de certa forma, falar da história do desenvolvimento da humanidade. Isso porque o petróleo, assim como o carvão e o gás natural, é um combustível fóssil, e esses recursos tornaram-se essenciais para o mundo que se originou após os acontecimentos da Revolução Industrial.
A palavra petróleo deriva dos termos em latim petra (pedra) e oleum (óleo), indicando um “óleo que nasce da pedra”. De fato, o petróleo é formado dentro de rochas sedimentares, a partir da decomposição de seres animais e vegetais que viveram há milhões de anos atrás.
Historicamente, a utilidade do petróleo é reconhecida há eras. É sabido que os egípcios utilizaram o material em alguns embalsamamentos e na construção de pirâmides, e acredita-se que o recurso também tenha sido usado na construção de estruturas na Babilônia e em outras partes do mundo.
Porém, foi a partir do século XVIII que o petróleo ganhou a importância que tem hoje. Inicialmente explorado na iluminação artificial na forma de querosene, a invenção dos motores movidos a gasolina e diesel, dentre outros avanços tecnológicos, tornou o óleo um recurso extremamente valioso para a humanidade.
O primeiro poço de petróleo foi perfurado em 1859 pelo estadunidense Edwin Drake, que havia sido encarregado pelo investidor George Bissell de procurar o tal “óleo de pedra”, possível substituto para os óleos vegetais e gorduras animais usados na época.
Os testes conduzidos com seu resquício que vazava das minas de sal indicavam que o óleo poderia ser usado como iluminante e lubrificante — propriedades raras e valiosas na era do nascimento da mecânica industrial. Bissell acreditava que se fosse encontrada em grande quantidade, a substância poderia competir com o óleo de carvão por suas características.
A grande sacada de Drake à época foi decidir parar de escavar manualmente e usar a perfuração. No dia 27 de agosto, sua broca atingiu uma fenda a 23 metros de profundidade. No dia seguinte, havia um fluido escuro boiando na água.
O líquido escuro encontrado naquele dia mudou totalmente o mundo como o conhecemos, tornando-se de longe a matéria-prima mais importante da civilização moderna. Por exemplo, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a partir do petróleo podem ser obtidos:
● Gás de petróleo, usado para aquecimento e em diversas indústrias;
● Gás liquefeito de petróleo, usado na cozinha;
● Gasolina, usada como combustível;
● Querosene, usado como combustível para turbinas a jato;
● Óleo diesel, usado no transporte rodoviário, aquaviário e nas usinas termoelétricas;
● Óleo combustível, usado em diversas indústrias.
Além disso, seus derivados dão origem a vários outros materiais, como plástico, tintas, corantes, solventes, produtos farmacêuticos, cosméticos, explosivos, etc. Só por essa lista, já dá para ver que o petróleo é muito importante para o funcionamento do mundo.
Logicamente, é preciso mencionar que o petróleo também gera um efeito multiplicador na economia. Como a base da indústria petrolífera é a exploração e a produção, grandes recursos são investidos em desenvolvimento tecnológico e na formação de uma cadeia de bens e serviços que lhe dê suporte.
Segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, o setor é um dos mais relevantes da indústria mundial, pois, além de alimentar as principais matrizes energéticas, contribui para: geração de divisas com sua exportação; criação de empregos de alta qualificação e produtividade; e arrecadação de tributos nas esferas municipal, estadual e federal.
A Intersea expressa aqui o orgulho de ser a principal empresa de serviços do mercado Oil and Gas, estabelecendo há mais de 30 anos uma trajetória de realizações e conquistas neste segmento.
Por meio de nossa atuação onshore e offshore em todo o território brasileiro, testemunhamos em primeira mão a importância e a relevância do petróleo para nossa sociedade e reafirmamos hoje e sempre o nosso compromisso de construir um mundo melhor a partir das ferramentas que nos são concedidas.
Missão, Visão e Valores
Nossas Políticas:
Política de Privacidade
Política da Qualidade
Política de Segurança e Saúde Ocupacional
Política de Meio Ambiente
Política de Álcool e Drogas